Como prometido nesse post, aqui vai um exclusivo sobre o Taypá Sabores del Peru, o restaurante que fui no findi passado aqui em Brasília e que recomendo SUPER.  

Parte interna 1

O Taypá é o primeiro restaurante genuinamente autêntico de comida peruana de Brasília, e que em fevereiro de 2011 foi escolhido pelo governo do Peru como o melhor restaurante peruano no Brasil. Localizado na comercial da QI 17 do Lago Sul o restaurante reúne grandes nomes da gastronomia local e internacional, como Ivone Espiñeira, Antônio Carvalho, Madalena e Albano Ribeiro, do tradicional BierFass, do Pontão do Lago Sul, além do chef peruano Marco Espinoza. Este último deixou o comando do renomado restaurante Bardot, em Buenos Aires, para assinar o cardápio e a consultoria do espaço gastronômico Taypá.

Parte interna 2

O ambiente é muito agradável e acolhedor. Como adoro iluminação baixa, lá estava “no ponto” pra mim, pois o clima fica super aconchegante e intimista. O projeto local, de 235 metros quadrados, leva assinatura do escritório da arquiteta Rachel Fechina. São 110 lugares – divididos entre parte interna e externa – que ganharam inspiração peruana com toques de sofisticação e contemporaneidade. Elementos como granito e mármore com rústicos se misturam a objetos decorativos tipicamente artesanais oriundos do Peru.

Parte interna 3

Já ouvi alguns problemas sobre o atendimento do restaurante, especialmente em dias cheios, mas, particularmente não tenho nada do que reclamar. Garçons atenciosos, Maitre idem e os pratos chegaram bem rapidinho. E olha que era sábado e o restaurante a lotação era máxima. Mas vamos ver, né, preciso voltar algumas vezes para confirmar esta impressão.

Parte interna 4

O cardápio foi dividido em três – carta de vinho, drinques à base de pisco (destilado de uva) e um terceiro com os pratos. O menu de comidinhas apresenta uma grande variedade de receitas daquele peruanas: piqueos (petiscos), ceviches, tiraditos, causas (batata amassada com ají amarillo, limão, sal e azeite) e uma seleção de pratos com frutos do mar, lombo suíno, frango e cortes bovinos.

Cardápio

Como quem está na chuva é para se molhar, “estando no Peru”, não tinha como não tomar os famosos Piscos, bebidas típicas do país. Gente, quequeissoooo, o negócio é forte demais. Tá certo que junta este fato com a minha fraqueza e aí já viram, né.. Mas parece que estou tomando pinga mesmo. Apesar de bem gostosinho, mal aguentei um inteiro. Mas o pessoal mandou ver..hehe

Pisco

Aqui embaixo vocês conferem alguns dos pratos pedidos pela turma. Só pela apresentação, me digam, se já não vale a visita? Pois é, mas muito mais que a apresentação, o sabor, a consistência e a qualidade dos ingredientes EXIGE uma visita.

Ceviche Misto

Peixe fresco, polvo, lula, camarão com leche de tigre e aji amarillo.

Rissoto al Pesto Andino

Com camarões em molho anticuchera.

Tacu Tacu Taypá

Esse era o mais mistureba de todos.. hehe! Mas eu provei e o pior é que era gostoso. Filet Mignon salteado com mariscos, cebola, tomate com molho de soja, vinagre cobrindo o Tacu Tacu (feijão, arroz e temperos).

Pescado al azafrán

Este foi o prato que comi. Peixe grelhado em molho de rocoto, camarões e açafrão servido com croquetes de mandiocas recheadas de queijo gruyere. Hmmmmmmmmm..

Camarones Gratinados

Flambados com molho de pimentas, manjericão, gratinado, acompanhado de arroz branco.
Deu ou não deu água na boca? Alguém aí já foi? Se sim, o que tem a dizer?