Falei aqui que faria um post especial sobre o Hermengarda e isso não foi a toa! Eu tenho muito disso. Às vezes tenho experiências gastronômicas tão espetaculares que passo dias, semanas, meses falando nisso. Claro que isto é ou pode ser muito pessoal, mas o que é um blog se não um veículo de opiniões, não é mesmo!? E foi o que aconteceu com o Hermengarda.

Para quem não sabe, o Hermengarda é um restaurante de BH, situado numa casa da década de 40, no bairro Sion, onde uma jabuticabeira, bem no centro da área externa, dá o toque especial. O restaurante recebe seus clientes em um ambiente que traz o aconchego das casas das avós mineiras (esse fator com certeza me influenciou sobremaneira!!).  O nome do restaurante, inclusive, é uma homenagem à avó de Guilherme Melo, chef proprietário e criador do menu que combina a gastronomia tradicional com ingredientes regionais brasileiros. O estilo de combinar a tradição à pesquisa de cheiros e sabores do Brasil levou a casa a conquistar o paladar dos mineiros e diversas premiações, como os títulos de “Novidade do Ano”, pelo Guia Quatro Rodas 2009, e “Melhor Cozinha Variada”, pela Veja Belo Horizonte 2010/2011 e 2011/2012.

Apesar de termos reservado bem em cima da hora, ainda conseguimos uma mesa na área externa, bem pertinho da charmosa e famosa jabuticabeira. A luz é baixa, o que amo, a música também é baixa e calma, o que adoro, e os garçons maitres e sommeliers, extremamente finos e entendidos! Pedimos o couvert, que em regra, não recuso, um rosé, pois o clima pedia uma bebida um pouco mais refrescante, porém, não menos marcante, e os pratos. Aaahhh, os pratos. Ambos, espetaculosos!! O meu então, meu Deus! Eu não estou exagerando quando digo que foi um dos melhores pratos que já comi na minha vida (se não “O” melhor!). Não havia espaço para sobremesa àquela altura da noite, não obstante a vontade de fechar com chave de ouro.

Realmente foi uma noite incrível! Recomendo MUITO!

O couvert! Ótimo!

O meu prato: Camarões VG ao molho de pitanga, arroz de ervas e castanha de caju e mini moranga assada. Um ABSURDO!

O dele: Carré de cordeiro ao molho de jabuticaba com batatas gratinadas

A famosa jabuticabeira (na área externa)

O espaço interno (também uma graça!)