No mês de abril acontece em todo mundo o Fashion Revolution Day, um dia para questionarmos quem faz as nossas roupas e repensar na responsabilidade que toda a cadeia produtiva da moda possui!

Esse movimento foi criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.

A moda é uma força a ser considerada. Ela inspira, provoca, conduz e cativa. O Fashion Revolution tem ajudado a tornar a moda uma força para o bem. Dessa forma, no mês que passou ações diversas aconteceram ao redor do mundo para conscientizar-nos de que quando uma roupa é comercialmente barata, existem vidas humanas pagando muito caro por trás.

Pensando em atrair atenção global para o projeto, o Fashion Revolution convida as pessoas no dia 24 de abril a fotografar as etiquetas de suas roupas, marcar as lojas nas redes sociais e então questionar: quem faz as nossas roupas?

Pesquisar, indagar e repensar onde e como consumimos moda trás benefícios incontáveis. Vidas podem ser salvas, o meio ambiente pode ser preservado e a indústria fashion pode enfim ser um espaço democrático. 

Vamos então nos propor a pensar mais sobre esse assunto? Procure saber quem faz as suas roupas!