Nosso tour pela belíssima Genebra continua! Depois de dar dicas aqui no Anita Bem Criada sobre o melhor da parte moderna, vou mostrar as dez melhores atrações do centro histórico dessa lindíssima cidade. O maior centro histórico da Suíça e o coração de Genebra tem nome: Vieille-Ville. É lá que toda a história da cidade começou e onde estão localizadas, atualmente, as áreas comercial e financeira. Vamos ver então o que precisa estar no seu roteiro!

1 – Parc de Bastions e Reformation Wall

O Parque dos Bastiões está localizado na Place de Neuve. É nesse exuberante parque que está o famoso Muro dos Reformadores, representando os grandes personagens da Reforma Protestante. No centro do muro estão João Calvino, Guillaume Farel, Théodore de Bèze e John Knox. Dos lados, estão representadas as personalidades que contribuíram para disseminar a Reforma no continente europeu. Esculpida no muro, nota-se a frase «Post Tenebras Lux» (“Depois das trevas, a luz”), que representa a filosofia calvinista.

2 – Place du Bourg-de-Four

Essa é a praça mais antiga da cidade. Mesmo no passado, as estradas que levavam até Genebra passavam por essa região, cujos mercados são importantes desde o século IX. Com o passar do tempo, foram construídos andares em cima dos comércios que acabaram virando casas para acolher os refugiados protestantes vindos de diversas partes da Europa. Nessa charmosa praça, você vai encontrar bares, cafés e restaurantes.

 

3 – Catedral de Saint Pierre

Bem próxima a Place du Bourg-de-Four, está localizada a Catedral de Saint Pierre, um importante monumento histórico. Ao longo dos anos, a Catedral de Genebra sofreu diversas modificações na sua arquitetura. A primeira fase de construção ocorreu em 1160 e durou quase um século. Essa é uma das poucas catedrais europeias que apresenta um estilo neoclássico. Quanto à importância na história do cristianismo, vale mencionar que João Calvino, uma das principais figuras da fundação do protestantismo, passou muito tempo pregando nessa Catedral. No interior, os visitantes encontram uma cadeira de madeira que ele usou. E – se você animar um exercício físico – vale a pena alcançar o topo das torres, após uma subidinha de 157 degraus, para apreciar o visual  incrível da cidade e do lago. Na Catedral, também é possível visitar um sítio arqueológico

Fique atento no horário de funcionamento porque cada parte da Catedral tem um específico. Além disso, varia conforme os meses do ano. Então o ideal é entrar no site e conferir.

 

4 – Promenade de la Treille

Originalmente utilizado no século XVI como um posto estratégico para fins militares, dada a sua altura e posição, atualmente consiste em um local de lazer. Por ser um local alto, tem um visual espetacular! É aí que está o maior banco de madeira do mundo com 120 metros de comprimento. Também é local de uma série de eventos durante o ano, incluindo um festival de música e da comemoração anual da Batalha de 1602 de L’Escalade.

 

5 – Palais de Justice

Esse é um ponto turístico para a galera do Direito! Sempre que viajo gosto de ver os Tribunais, é mania mesmo, por conta da minha formação jurídica. O interessante é que logo abaixo do prédio do Palácio da Justiça de Genebra tem uma adega! Uma boa pedida sair do trabalho e já fazer um pit stop por ali, né?

 

6 – Hotel De Ville 

Parte do património histórico e cultural do cantão de Genebra desde o século XV, já foi palco de muitos eventos políticos importantes. Dentre eles, em 22 de agosto de 1864, a Convenção de Genebra foi assinada na Sala Alabama! Por meio desse ato foi fundado o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Nessa mesma sala, o conflito histórico entre os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha foi encerrado, em 14 de Setembro 1872, por uma sentença do tribunal arbitral. Também foi no Hotel de Ville que a Liga das Nações foi criada, em 1920. Atualmente, abriga as sessões do parlamento e do governo cantonal, assim como outros departamentos governamentais, incluindo a Chancelaria do Estado e do Secretariado-Geral do Conselho Supremo. 

 

7 – Old Arsenal

Do outro lado da rua, o Old Arsenal era um celeiro construído no século 17 e, posteriormente, foi usado como armazém militar até 1877. Atualmente, abriga três lindos afrescos de Alexandre Cingria, que retrata a chegada de César na cidade em 58 A.C. e outros fatos históricos relevantes para a cidade. Os canhões servem como lembrança de um período em que Genebra precisava se defender dos vizinhos. Atualmente, abriga os Arquivos do Estado de Genebra. 

 

8 – Maison Tavel

Essa é a mais antiga residência privada em Genebra. Por isso, é um exemplo autêntico da arquitetura medieval na Suíça, tendo sido reconstruída após um incêndio ocorrido em 1334. Desde 1986 abriga o Museu de História Urbana e Vida Diária de Genebra, com exposição permanente de relíquias do passado de Genebra, incluindo gravuras e pinturas. 

 

9 – Maison de Rousseau

O famoso filósofo Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra em 1712 e viveu por lá durante a infância. Hoje, a casa em que ele nasceu tornou-se lugar de troca de ideias, debates e encontros literários. A vida e obra de Rousseau são contadas durante um tour de 30 minutos, com destaque para os temas mais importantes tratados pelo filósofo.

 

10 – Place du Molard

Os cafés, bares e restaurantes, ficam bem animados durante a noite na Place du Molard. Por ali, você pode aproveitar para fazer umas comprinhas e jantar na Globus, loja de departamentos com um ambiente de gastronomia moderninho para todos os gostos!

 

Espero que você tenha gostado das dicas! No próximo post, vou mostrar as melhores opções para bate-voltas com saída de Genebra. Se quiser saber mais sobre outras cidades da Suíça, veja o Teoria da Viagem!

 

Bianca Cobucci é Defensora Pública, Mestre em Políticas Públicas e coordenadora do Projeto Falando Direito; Autora do blog Teoria da Viagem. Escreve sobre os direitos do consumidor relacionados à viagem e turismo, bem como sobre os países e lugares que já que visitou.