Hoje se encerra em Paris, a primeira Semana de Alta Costura do ano, que trás os lançamentos e criações das principais maisons de moda como Chanel, Jean Paul Gaultier (que desfilou em ritmo de despedida) e Christian Dior.

Essa semana de moda carrega consigo a real magia da moda, já que apresenta peças icônicas feitas à mão e que levam meses para serem confeccionadas. Além disso, em torno da Alta Costura, circula um quê de mistério, já que as regras e concessões para fazer parte desse seleto grupo são muitas!

Onde tudo começou:

Para entender um pouco de como funciona a Alta Costura, é necessário fazer um regresso à sua origem, em 1858. Criada pelo estilista Charles Frederick Worth, a emblemática haute couture, como é conhecida no francês, originou-se dos primeiros desfiles realizados pelo mesmo, em que peças costuradas à partir de materiais de altíssima qualidade eram apresentadas à elite europeia. Worth também foi o primeiro criador a inserir etiquetas em seus vestidos.

1 – A Alta-Costura só acontece em Paris

Sim, para dizermos que tal peça ou tal marca é de fato alta costura é necessário e obrigatório que seu ateliê seja fixado em Paris. Essa foi uma das diversas regras estipuladas pela Câmara Sindical da Alta-Costura em 1945.

2 – O atelier deve conter, obrigatoriamente, 15 trabalhadores e mais 20 técnicos

Peças de alta costura, também precisam ter quase sua totalidade produzidas à mão. Para isso é necessário ter no ateliê quinze assistentes especializados em tempo integral, além de técnicos divididos em departamentos.

3 – Localização

Para ser considerada alta costura, o ateliê de cada marca deve ser localizado entre as três avenidas mais importantes de Paris: Champs Elysées, Montaigne e Georges V. O espaço de cada ateliê deve ocupar pelo menos cinco andares de um prédio e conter espaço para desfiles.

4 – Cada marca deve apresentar duas coleções por ano

É necessário também que cada marca apresente anualmente duas coleções de no mínimo 50 peças cada. Essas peças deve dividir-se entre looks diurnos e noturnos.

5 – A alta costura é dividida em três categorias

Para ter presença na semana de alta costura é necessário ainda ser contemplado em algumas dessas três categorias: os Permanentes, que atendem todas as exigências da Câmara Sindical, os Membros Correspondentes, que não possuem sua principal sede em Paris e os Convidados, categoria essa que foi lançada em 1998 para dar espaço aos novos estilistas do segmento de luxo.

A Alta Costura é considera um bem cultural de Paris e deve ser entendida e apreciada como arte, já que uma peça desenvolvida por uma grande maison pode chegar a 1.000 horas para ficar pronta. Essa é uma forma de cada marca mostrar suas habilidades e técnicas preservadas ao longo de muitos anos.