A 92ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou o famoso Oscar 2020, acontece no próximo dia 9, em Los Angeles, e premia os principais artistas do ano de 2019 no cinema e na produção audio visual.

Com quase cem anos de existência, a premiação coleciona curiosidades e episódios icônicos. Para aquecer os tambores e ansiedade para o próximo domingo, relembramos alguns desses momentos! Vem com a gente?

1 – Os filmes campeões na história do Oscar são “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003). Cada um deles faturou 11 estatuetas, mas apenas “O Senhor dos Anéis” conquistou todas as categorias em que havia sido indicado.

2 – A atriz Meryl Streep coleciona indicações, são 18 no total, enquanto Katherine Hepburn é a atriz que mais faturou estatuetas, levando quatro Oscars para casa.

3 – A comediante Ellen Degeneres foi a primeira mulher a apresentar a cerimônia do Oscar. Em sua segunda vez à frente da premiação, em 2014, a atriz entrou para a história com a selfie com mais retweets da história do Twitter. Quem estava na foto? Algumas personalidades como Julia Roberts, Maryl Streep, Jared Leto e Angelina Jolie.

4 – Cerca de 55 estatuetas do Oscar foram roubadas pelo motorista Lawrence Ladente em 2000. Ao todo 52 foram devolvidas pelo seu cúmplice e uma foi recuperada em uma batida policial feita em Miami em 2003. Duas continuam desaparecidas até hoje.

5 – Somente em 2010 foi premiada a primeira mulher na categoria Melhor Diretor: Kathryn Bigelow, por “Guerra ao Terror”. Ela também recebeu o Oscar de Melhor Filme naquele ano. Em ambas as categorias, ela disputava com seu ex-marido, James Cameron.

6 – E agora falando de looks, como não citar Jane Fonda na premiação de 1972, em que a atriz quebrou as regras usando um terno preto Yves Saint Laurent. Ela foi a primeira mulher a usar calças na cerimônia. Anos depois, a atriz Jodie Foster fez história novamente em escolher um terninho brilhante para a ocasião.

7 – Em 2018, devido as inúmeras denúncias de assédio na indústria do cinema, todas as atrizes mulheres vestiram preto em protesto.

8 – Também em 2018, a atriz Rita Moreno repetiu o mesmo modelito que usou na cerimônia do Oscar em 1962, provando que reutilizar está bem longe de ser algo vergonhoso!

9 – Na festa após a premiação, conhecida como Governors Ball, são servidas 1,2 mil garrafas de champagne, mil lagostas, 1,2 mil ostras e 18 quilos de caviar.

Já tá ansiosa para a próxima cerimônia do Oscar? Então não perde: dia 9 de Fevereiro, às 22h, horário de Brasília.