Hoje temos um post que estou muuuito feliz em dividir com vocês! Calma que eu explico o porquê dessa euforia!

Há um tempinho comecei o trabalho de Personal Organizer aqui em casa, com a Renata Fonseca Organizer e já fiquei louca pra dar todas as dicas e impressões, o que já já vem por aí com um vídeo muito especial gravado como o trabalho feito no meu closet para o Canal do Anita Bem Criada no Youtube. Mas achei legal trazer essa parte do trabalho como post também. Dá pra explicar direitinho e vocês veem o passo a passo e as evoluções.

Antes de tudo: O que é um Personal Organizer?

Personal Organizer é um profissional especializado em organização. Assim, amplo mesmo. Pode ser organização de armários ou closets, escritórios, mudanças, ou até de toda a casa.

Vale a pena?

Olha, muitas pessoas podem achar que nem precisam, pois conseguem manter tudo arrumado. Mas, tem um grande porém: arrumação é diferente de organização! Acredite, isso muda tudo!! Com organização otimizamos espaços, enxergamos as coisas melhor, trazendo visibilidade a coisas que às vezes nem lembramos que temos! E aprendemos a manter tudo assim, impecável e funcional. Eu estou encantada! E encho a boca pra falar: sim, super vale á pena!

E como prometido (e pra verem que não estou exagerando) vamos às fotos! E olha, com um plus das dicas da própria Renata Fonseca, a Personal Organizer que realizou todo o trabalho!

OPINIÃO DA PERSONAL ORGANIZER

Embora o local fosse espaçoso para comportar roupas de ginástica, a Ana não possuía uma boa visibilidade do conteúdo. Assim como o closet, as roupas estavam categorizadas por gavetas, mas faltavam dobras funcionais para facilitar e otimizar o dia a dia.

Antes2016-06-17 08.35.36– O espaço dos cabides não estava sendo bem aproveitado.
– Haviam muitas coisas penduradas, mas sem categorização.
– Faltava um local apropriado para colocar os biquínis e saídas.
– Muitos biquínis estavam dentro dos saquinhos plásticos, que ganhamos em várias lojas. Embora seja uma forma prática para guardar, o tecido não consegue respirar, podendo ocasionar mal cheiro.

Depois2016-06-17 09.14.03

– Para começar a organização, todas as roupas foram categorizadas por tipo e, depois, por cores.
Por quê? No caso das roupas de ginástica, assim como todas as roupas, quase ninguém pensa: “Quero ir para academia de blusa azul!”.
A partir da temperatura do dia, a camiseta será escolhida. Por isso, o ideal é que todas as blusas estejam categorizadas por tipo e, decidido o modelo que será usado, o cliente escolherá a cor do dia.
– Uma camiseta por cabide.
Por quê? O objetivo da organização é, através da prestação de um serviço personalizado, trazer funcionalidade, praticidade de otimização para o dia a dia do cliente. Se várias roupas ocuparem o mesmo cabide e o cliente, constantemente, perder tempo procurando o que está embaixo, não haverá melhora na qualidade de vida.
– Cabides padronizados para evitar que as alturas diferentes escondam as roupas.
– A organização é um serviço personalizado. Devido ao espaço existente, uma ótima opção foi deixar todas as blusas penduradas.
Contudo, cada cliente é um caso. As camisetas poderiam estar guardadas em gavetas, seja em forma de cascata ou dentro de colmeias.
2016-06-17 11.02.15
– O armário se tornou “mais limpo”. Cada item ganhou o seu lugar.
 – Em uma boa organização, os objetos vão ganhando lugares específicos que devem ser respeitados. Dessa forma, é mais fácil retornar as roupas para o lugar.
 Essa regra deve ser aplicada não só com roupas, mas com tudo na sua casa!
2016-06-17 11.02.47
– Com a falta de gaveta para os biquínis e saídas de praia, usamos um pack de TNT com visor (podem ser encontrados na ORGANIZZATA)
 O pack contém itens de uso escasso, que estavam soltos no armário e ocupando espaço. Com a setorização, houve uma otimização do espaço e praticidade para o dia a dia. Por exemplo, se a cliente decidi ir para a praia/clube, basta pegar o KIT PRAIA e escolher o que usará no dia ou levará para a viagem.
 – Com diversos tamanhos e formatos, eles podem ser utilizados em várias ocasiões.
Antes
2016-06-17 08.36.00
– Ótimo exemplo de que, embora o armário fosse categorizo, era difícil visualizar o conteúdo de cada gaveta.
– Já é comprovado que os itens que não são vistos, não são usados. A tendência é sempre pegar as roupas que se encontram em cima.
Depois
2016-06-17 10.46.22
– A gaveta foi usada para guardar os tops e as meias.
– Os tops sem bojo foram colocados na colmeia, juntamente com os pares de meia, que foram dobrados no meio. Por quê? O uso da colmeia, neste caso, facilita a visualização e a manutenção da organização (ORGANIZZATA).
– Outra dica: fazer bolinha com a meia pode, com o tempo, relaxar o elástico da meia. Tente evitar!
Antes
2016-06-17 08.36.28
Depois
2016-06-17 10.46.36
– A gaveta foi utilizada para guardar os bodies e as polainas, ambos com dobras personalizadas para se adequar ao local.
Antes
2016-06-17 08.36.50
Depois
2016-06-17 10.46.55
Shorts e saias ganharam novas dobras padronizadas.
 – As novas dobras permitiram uma visualização de todo o conteúdo da gaveta e praticidade na hora de escolher o look.
Antes
2016-06-17 08.36.59
Depois
2016-06-17 10.47.51
– Todas as blusas foram penduradas, liberando espaço nas gavetas.
– As bermudas, calças e macacões ganharam dobras padronizadas e de fácil execução, para melhorar a visualização e facilitar as escolhas do dia a dia.
AntesIMG-20160617-WA0045 IMG-20160617-WA0046
– Os roupas, meias e acessórios de ballet ocupavam duas gavetas.
– Não havia visibilidade do conteúdo e faltavam uma categorização do itens.
Depois
IMG-20160617-WA0052 IMG-20160617-WA0054
– Com a prestação do serviço de organização e a nova disposição dos itens pelo armário, as sapatilhas ganharam uma gaveta (antes estavam embaixo de algumas roupas de ballet).
– A outra gaveta ficou com as meias e acessórios de ballet, que ganharam dobras próprias que permitiram a visualização de todo o conteúdo da gaveta.
– As camisetas, bodies e polainas foram distribuídas para outras gavetas.
SAPATEIROIMG-20160617-WA0062
– Os tênis foram guardados com um pé na frente e o outros atrás para facilitar a visualização de todos os pares.
MINHAS IMPRESSÕES!
Bom, acho que nem preciso explicar muito o quanto as coisas se tornaram melhores, mais práticas, mais funcionais. Embora eu tenha um espaço até bom para guardar minhas coisas em casa, e mesmo tentando uma organização mínima da minha parte, a coisa nunca fluía, nunca funcionava a médio prazo. Estava seeeeempre louca tirando coisas da gaveta na pressa e, por isso mesmo, acabava com toda arrumação feita previamente.
Assim, eu posso dizer que a organização é um INVESTIMENTO que pode transformar as nossas vidas. Sem nenhum pingo de exagero! A Personal Organizer traz qualidade de vida, otimização do dia a dia, economia de tempo, facilidade na rotina do dia a dia, fazendo com que a gente consiga encontrar todos os objetos, assim como, aprender a manter a organização de cada ambiente organizado.
Outro ponto importante que a gente pode concluir de todo esse processo é que a organização é um hábito. Não adianta contratar a prestação do serviço de organização e continuar colocando os objetos em qualquer lugar. É necessário criar o hábito dar organização. Tirar de 10 a 20 minutos diários para dar uma geral na casa, colocar as coisas no lugar de forma correta, dobrar corretamente o que foi usado e retirar o que deve ser descartado, exatamente o que estou tentando fazer desde então (o que tem dado muito certo!) No início pode parecer chato e cansativo, mas quando a gente nota os benefícios de uma vida organizada, não vai querer nunca mais perdê-la.
E isto é sóooo uma parte do todo! Ainda vou mostrar pra vocês, mas aí em vídeo, como foi o trabalho a Renata no meu closet. Muuuuuito legal! Fiquem de olho, porque vem muita coisa bacana por aí!

Informações: 

Renata Fonseca Organizer

Personal Organizer BH/MG – Consultoria Personalizada na organização de residências
Telefone: (31) 99362-0859
Instagram: @renatafonseca_organizer
E-mail: renatafonseca.organizer@gmail.com

Organizzata

Endereço: Avenida do Contorno 6166 loja 3 – BH/MG.
Telefone: (31) 3327-9373
Instagram: @organizzata
E-mail: contato@organizzata.com.br