Há algumas semanas atrás, aconteceu uma discussão entre gerações. De um lado os millenials, do outro a Geração Z, os dois na disputa de quem era mais brega, ou, no vocabulário dos mais novos, “cringe”. A briga envolveu café, a série friends, tipos de calça, gostos musicais e muita gente confusa sem saber de qual geração faz parte. Mas toda essa confusão levantou uma dúvida: como é feita a definição de gerações?

Você também não sabe? Então vamos juntas entender melhor isso!

As gerações do pós-guerra

Porque as pessoas são divididas em gerações? As gerações foram nomeadas para conhecer melhor o comportamento dos indivíduos. Os cortes entre as gerações são uma forma de entendermos como experiências formativas (mudanças tecnológicas, eventos globais etc) influenciam e moldam a visão das pessoas ao longo da vida.

Baby boomers

Essa nomeação começou após a Segunda Guerra Mundial, com os Baby Boomers. Esse nome foi dado para a geração de pessoas que nasceu entre 1945 e 1964 e faz referência à alta de nascimentos que ocorreu nessa época. Ou seja, eles são os indivíduos que reconstruíram o mundo após o momento de guerra. Eles se importam bastante com o trabalho e a estabilidade. Por isso, valorizam a compra da casa própria, casamento e defendem bastante a ideia de trabalhar por toda a vida em uma única empresa.

via GIPHY

Geração X

Após os boomers, veio a Geração X. O termo foi cunhado pelo fotógrafo Robert Capa em um de seus ensaios em 1950. Ela é composta por quem nasceu dos anos 60 ao início dos anos 80 (até no máximo 1982). São pessoas que passaram por eventos marcantes, como o surgimento dos primeiros computadores, o movimento hippie e que cresceram sob governos muito rígidos, como a ditadura militar no Brasil. São um grupo de indivíduos jovens, sem idade aparente e que enfrentaram um futuro hostil e sem definição.

via GIPHY

Millenials

Logo depois chegaram os millenials, também conhecidos por Geração Y. Eles têm esse nome pois se tornaram adultos na virada do milênio, ou seja, nasceram entre o começo dos anos 80 até meados da década de 90. São a geração “mais conhecida”. Isso aconteceu tanto por eles representarem o período em que essas divisões entre gerações se tornaram mais populares, quanto por serem o grupo geracional mais diferente entre seus predecessores. Essa é uma geração considerada preguiçosa e egoísta, mas, ao mesmo tempo criativa, preocupada com causas sociais e disposta a quebrar padrões.

via GIPHY

Geração Z

A penúltima geração é a Z. Nascidos entre 1997 e 2010, eles são os indivíduos mais jovens do mercado de trabalho. São considerados os primeiros nativos digitais por terem crescido em meio a internet. Eles têm maior naturalidade com plataformas virtuais e redes sociais para se comunicarem e se expressarem. Entre suas preocupações estão: serem engajados, disruptivos e mudar o mundo.

via GIPHY

Geração Alpha

A geração Alpha é a mais mais atual. Ela engloba os nascidos a partir de 2010. Apesar de serem muito novos para entrar no mercado de trabalho, já é possível delinear em parte o comportamento desses indivíduos. Eles já estão conectados desde os primeiros meses de vida, por isso não sentem a separação entre o mundo digital e a vida real. A geração Alpha já se acostumou a ser bombardeada por estímulos interativos, visuais e sonoros a todo momento e está sempre conectada à uma tela. Eles valorizam as experiências, são questionadores, versáteis e adoram interagir.

via GIPHY

Baby Boomers, Geração X, Y, Z e Alpha… Os nomes são muitos, mas são apenas isso: classificações para que possamos entender melhor o nosso comportamento como sociedade. Está tudo bem se você se identifica com mais de uma geração, principalmente se você está em um período muito próximo da transição entre elas.

De qual geração você faz parte? Conte para mim nos comentários! Leia mais posts do blog clicando aqui.