Você já ouviu falar da estética “Old Money”? Também conhecido como “dinheiro velho” ou “dinheiro antigo”, ele é o jeito de se vestir bem característico de famílias bem ricas, daquelas que o dinheiro é passado de geração em geração. Não se trata de exibir o fato de estar usando marcas caríssimas, mas uma riqueza mais neutra, minimalista e com um toque vintage.
Essa estética é bem comum nos Estados Unidos, onde não havia uma aristocracia, mas algumas famílias conseguem traçar muito bem a sua origem. Existe uma família da ficção que mostra muito bem do que se trata esse estilo: os Van Der Woodsen na série Gossip Girl.
Aqui, no mundo real, uma grife que representa muito bem o Old Money é a Ralph Lauren, que é a cara do estilo norte-americano. Outra representação muito boa são os famosos conjuntinhos de tweed criados pela Coco Chanel.
A volta dessa estética veio com força entre a Geração Z e está sendo muito reproduzida em vídeos no TikTok. Isso acontece como forma de contrapor o New Money e o Y2K, que são estéticas mais extravagantes e com bastante ostentação, vindas de principalmente de celebridades que adquiriram sua fortuna a partir dos anos 2000.
Mas como se vestir de acordo com o Old Money?
Como foi dito anteriormente, essa estética tem uma pegada mais neutra e vintage, mas sem perder a elegância. Por isso, alguns pontos importantes para ficar atenta na hora de montar seu look Old Money são esses abaixo.
- Usar cores neutras: bem ao contrário da Moda Dopamina, o Old Money prioriza cores neutras, como o branco, o bege, o azul marinho, o vinho e o verde escuro. Alguns detalhes na cor preta e também no vermelho costumam aparecer nos looks, mas de forma bastante discreta.
- Priorizar tecidos elegantes e de qualidade: a prioridade dessa estética são peças duradouras ao invés de chamativas, por isso, quem quer fazer parte desse estilo deve procurar roupas com bons tecidos, como o tweed, a seda, a caxemira, o couro e a lã.
- Investir em peças atemporais e com bom caimento: os looks Old Money costumam passar a impressão de que as peças foram feitas sob medida para quem as está vestindo. Por isso, procure roupas bem cortadas, principalmente em peças atemporais, como calças de alfaiataria, vestidos e casacos.
- Escolha acessórios sofisticados, mas discretos: a ideia de luxo sutil continua também nos acessórios. Isso é visto nos colares, brincos e pulseiras de pérolas, bolsas de grife sem logotipos, lenços de caxemira ou seda, óculos de sol tradicionais e discretos, abotoaduras e luvas de couro.
- Manter o cabelo e a pele com aspecto saudável: para quem faz parte do Old Money uma aparência natural e saudável é essencial! O cuidado com o próprio corpo e com a saúde acaba sendo o mais importante, por isso, invista em maquiagens leves e penteados simples.
No instagram, a Ana compartilhou um pouco sobre o que é Old Money e como ela adapta essa estética para o dia a dia dela!
No final, a estética Old Money tem sido trazida de volta para os dias de hoje como um escapismo, uma maneira de brincar com uma realidade diferente da nossa. Por isso ela tem conquistado tantas pessoas atualmente. Confira mais algumas inspirações do estilo:
Você já tinha ouvido falar dessa estética?