oxford é um modelo de sapato que sempre mexeu muito comigo. Desde criança (graças a Mamita!) eu fui “introduzida” nesse estilo e sou super-ultra grata por isso. Lembro de ter um pretinho de verniz, de ter um bicolor e de ter também um bem clarinho, tipo off white.1Mas confesso que foi nesta minha última temporada em Londres que a paixão reacendeu como nunca! Haha. As inglesas sabem usar um oxford como ninguém mais (ó, jura?). Mas sério! Mesmo com uma proposta assim mais masculina, elas sabem ser tãaaaaao femininas, tão finas, tão lindas.. ai ai.. que saudade! Deu pra aprender muito e pegar muita inspiração por ali.

Os sapatos masculinos têm caído nas graças da mulherada por aqui. Agora mais do que nunca. Sempre foram, porém, companheiros das gringas, especialmente as europeias. Os modelos masculinos podem receber diversas denominações: oxfords (com cadarço), loafer (sem cadarço), mocassins, etc – o que importa é que sejam mais pesados, remetendo ao vestuário masculino.

Como nem todo mundo tem facilidade de usar esse tipo de sapato, e como também estava doida para pegar algumas inspirações, decidi fazer esse post aqui com algumas dicas e sugestões.

Esse modelo de sapato é super versátil e cai bem em diferentes situações. Para trabalhar, com uma calça skinny, um blazer e uma camisa, para sair, ir a um cinema, funcionando muito bem com saias curtas e até midis. É possível conseguir tanto um efeito mais formal, quanto um efeito mais casual e descontraído. Há quem aposte até no lúdico, fazendo uso de meias coloridas e divertidas.

Pelo fato dos modelos já serem em si mais grosseiros ou masculinizados, é muito legal você saber quebrar esta sobriedade com peças delicadas, românticas e bem femininas. Vestidinhos, saias curtas e rodadinhas, sobreposições, meia calça, todos são ótimas pedidas. 2 3 4 5 6 7 8 9 10Para as mais baixinhas ou as que têm a perna mais grossa, uma dica valiosa é usar os sapatos com bico fino, ajudando a alongar a silhueta.11Imagens: Van Duarte

Não são lindos demais? O cúmulo da “estilosidade” (haha) e do bom gosto. Me passam a imagem de uma mulher tão confiante, decidida, bem resolvida, que sabe literalmente onde pisa, sabe?! Tô doida para “pintar” aqui com os meus.

Leia também Como usar Oxford clarinho

27