Minha última passagem pela Itália foi rápida, porém muito intensa. Quem me acompanha pelo Instagram sabe que desfrutei novamente dos espaços mais encantadores de Roma e ainda tive o privilégio de ver o Papa Francisco beeem de pertinho.

Ainda que rapidamente, estar em contato com uma cidade tão rica em história e beleza foi um jeito excelente de começar uma temporada em viagem!

Obviamente que todo o planejamento prévio e a hospedagem em local estratégico facilitaram e muito para que aproveitássemos ao máximo os passeios. E essas dicas eu trago hoje, no meu roteiro por Roma!

Chegamos na cidade numa terça-feira a noite e logo fomos para o hotel Stendhal, com acomodações bem confortáveis e uma localização privilegiada. A poucos minutos de diversos pontos turísticos, essa escolha nos poupou tempo em deslocamento, já que tínhamos apenas três dias por lá. Mais detalhes dessa hospedagem eu darei no próximo post da viagem!

Na manhã seguinte acordamos bem cedinho pois era o dia de ver o Papa! A missa acontece todas as quartas-feiras, por volta das 9h, porém para não precisar ter pressa, é interessante chegar com umas duas horas de antecedência.

E para não contar somente com a sorte, solicitamos previamente via email um convite gratuito que dá a garantia de um lugar para assistir toda a cerimônia e ainda ver o desfile do Papamóvel. E sim, o Papa Francisco passou beeeem pertinho de nós! Uma emoção inexplicável e fé renovada! (Mais detalhes sobre como conseguir esse convite e os trâmites desse evento, darei também num próximo post!)

Passamos toda a manhã envolvidos com a missa na Piazza San Pietro, que terminou por volta das 11h. Depois disso almoçamos por ali mesmo, na parte central da cidade que oferece inúmeros restaurantes bons. Fomos também a tradicional loja de departamento La Rinascente, que inaugurou um espaço bem próximo de onde estávamos.

Após deixarmos algumas comprinhas no hotel, seguimos rumo ao museu do Vaticano, que assim como a missa, já havíamos garantido nossos ingressos anteriormente, o que nos poupou no mínimo uma hora de fila! Com horário agendado, percorremos todo o museu, a Capela Sistina e também a cúpula da Basílica de São Pedro! Uma boa dica é subir primeiro a cúpula antes de ir para a basílica já que a primeira fecha mais cedo!

Finalizamos o primeiro dia jantando em um restaurante e na manhã seguinte fomos a pé para a Fontana di Trevi, um lugar que merece ser visitado mais de uma vez ao dia por sua beleza estonteante! Com os ingressos comprados previamente, dali seguimos também a pé para o Coliseo e logo depois para o Foro Romano e o Foro Palatino, que são as ruínas de Roma.


Almoçamos ali por perto e na volta fizemos o Pantheon e novamente a Fontana de Trevi, só que dessa vez com a iluminação noturna, igualmente incrível! Além desses passeios programados, entre um caminho e outro aproveitamos para nos perder pelas ruelas da cidade, o que sempre nos rende boas surpresas já que por ali existem construções grandiosas e lojinhas típicas!

A noite iríamos ao restaurante Spirito Divino, que fica em cima de uma cave e é super bem conceituado por sua tradição e comida slow. Porém, infelizmente, eu não me senti muito bem no dia e acabamos adiando o programa, mas deixo aqui a dica para quem passar por Roma!

Por fim, acordamos no dia seguinte, passeamos pelas redondezas do nosso hotel e seguimos para o voô rumo ao próximo destino que em breve contarei em detalhes!

Grande parte dos pontos turísticos que visitei nessa ida a Itália, eu já conhecia, mas é sempre irresistível rever os detalhes e caminhar novamente entre esculturas, palácios e construções tão magníficas. Se você pretende ir a Roma, mesmo que por poucos dias, não deixe de seguir as minhas dicas!