O surgimento de plataformas on the mand como o Netflix,  popularizou e facilitou o nosso acesso a filmes e documentários que até então eram disponibilizados de maneira mais restrita. Esses provedores nos oferecem uma infinidade de conteúdo dos mais variados temas, além das famosas séries que nos deixam vidradas na tv!

Dentre toda essa programação, existe uma gama de produções voltadas para a moda. São documentários, filmes e séries que abordam o universo das roupas nos mais variados pontos de vista e nos transportam para esse lugar fantástico que é a indústria fashion!

No post de hoje selecionamos 5 dessas produções que são imperdíveis e estão disponíveis no seu Netflix a um clique do controle remoto!

1) September Issue (R. J. Cutler 2009)

Esse documentário mostra a criação e a produção da edição de setembro da revista Vogue americana. Para quem não sabe, essa edição é considerada a mais importante para os editores, já que marca o inicio da temporada de inverno, a estação mais longa para os americanos e europeus.

Com depoimentos da poderosa editora-chefe da revista, Anne Wintour, de estilistas consagrados, novos estilistas, varejistas e colegas de equipe, o filme é um relato fiel da correria e das dificuldades nos bastidores da moda.

2) The True Cost (Andrew Morgan 2015)

O documentário que é apresentado em tom de denúncia, explora a ligação entre a pressão dos consumidores por alta-costura de baixo custo e a exploração de trabalhadores nas fábricas. Tendo seu enredo iniciado no desabamento de um prédio que abrigava centenas de trabalhadores ilegais da indústria têxtil em Bangladesh, o filme aponta dezenas de falhas e disparidades presentes na maneira como consumimos moda nos dias atuais.

3) Fresh Dressed (Sacha Jenkins 2015)

Essa produção aborda a influência do hip-hop na moda dos anos 70 até os dias atuais, além de temas como racismo e discriminação na música. O autor entrevistou mais de 70 personalidades, entre elas Riccardo Tisci, o editor de moda André Leon Taley e o rapper Kanye West.

O documentário faz uma retrospectiva entre movimentos de rua, cenário político e apresenta figuras importantes no mundo do street style como o couturier Dapper Dan.

4) Iris (Albert Maysles 2014)

Documentário faz uma homenagem a legítma lenda da moda e decoração, a novaiorquina Iris Apfel, que aos 93 anos de idade ainda aconselha modelos e pechincha com os compradores.

Iris é admirada mundialmente por sua longevidade e por seu estilo incomparável que ainda desfila pelas ruas de Nova York com simpatia e graça.

5) Advanced Style (Lina Plioplyte 2014)

O Advanced Style surgiu com um blog onde seu idealizador Aron Seth Cohen registrava o estilo das senhoras de idade em Nova York. Com o sucesso e a repercussão do site, um documentário logo foi produzido, mostrando o dia a dia e a construção do estilo de cada uma das senhoras retratadas até então pelo projeto.