Oizinho! Sai hoje o texto da coluna Anita bem Casada na Revista Arte Noivas!! Dessa vez eu falei de um tema bem prático, mas com algumas sutilezas: a famosa “lista de presentes de casamento”! Não vou dar maiores detalhes por aqui não, deixando vocês diretamente com a minhas palavras. Dei minhas opiniões (bem pessoais!!) e queria saber se vocês têm opinião formada sobre os temas ali destacados.. O texto segue abaixo, mas não deixem de conferir o recheio da Revista que está suuuuuuuuper legal! Então, mantendo nosso combinado, aqui segue o artigo!
Lista de presentes
Para algumas pessoas, fazer uma lista de presentes de casamento é, do check-list, um dos itens mais prazerosos que existe! Maaaaaaaaas, para a grande maioria esta não é a realidade e, o que para muitos são só flores, para outros, passa a ser um verdadeiro pesadelo.
Assim como praticamente tudo no quesito “preparativos para o Grande Dia”, a lista de presentes é algo que merece um bom planejamento. Tanto para quem tem afinidade com o assunto, mas especialmente também, para quem não tem.
Uma lista de casamento é algo muitíssimo pessoal. Jamais haverá uma lista igual à outra!! Pelo menos não se ela for feita individualmente. E exatamente por ser algo tão particular, eu, pessoalmente falando, não sou muito adepta das tais listas prontas que as lojas têm oferecido. Não há como negar a praticidade e a objetividade delas. Talvez elas até funcionem bem para algumas pessoas, mas definitivamente não acho o mais apropriado.
Antes de me casar eu não tinha o menor dom para assuntos domésticos. Só para vocês terem uma ideia, para fazer minhas listas eu catei minha mãe e irmã e, enquanto elas davam suas sugestões, eu estava no celular e já doida para ir embora. Ô arrependimento!!! Não pela lista, que ficou muito bem feita e a minha cara (nada como sua mãe e irmã para isto, né!?). Mas o arrependimento está no fato de que eu queria ter curtido mais, “namorado” mais aquele momento, o que, automaticamente, também implicaria em um maior aproveitamento.
Hoje, passados quase três anos do meu casamento, daria uma unha (só a pontinha!) pra voltar no tempo e poder fazer uma lista com as ideias que tenho hoje, com as inspirações que fui tendo ao longo desse tempo como “doninha” de casa. Do desdém inicial hoje estou no auge do meu encantamento por coisas do lar. Amo tudo e cada detalhe, passando pelos móveis, pela decoração, até chegar aos itens de cozinha.
Mas como não dá pra voltar no tempo, o que de melhor posso fazer é deixar aqui algumas diquinhas úteis para as noivinhas e futuras noivinhas de plantão.
Antes de qualquer coisa, não tem como escapar: é sentar e fazer anotações. Vale pedir ajuda para a mãe, para a irmã, a amiga e para a funcionária que trabalha em sua casa! Vale também fazer pesquisas, tirar ideias de listas semiprontas, ler bastante sobre o assunto e tentar visualizar na prática como vai ser a sua vida.
Algo que considero de extrema elegância é a ideia de fazer uma lista “democrática”. Por mais que possa parecer meio chato perder algumas horinhas do seu dia com isto, eu garanto, muito mais chato é para os convidados não terem opção de escolha. Isto porque tem listas que, de tão concisas, ficam parecendo aquela situação da venda de ingressos para os grandes shows: se você não garantir a compra no início (primeiro lote!..rs), só vai restar presente caro! Ou, ainda pior, presente que, de tão simples, não esteja à altura de sua relação com os noivos. Afinal, só sobra o que tem de mais caro ou o que tem de mais barato, concordam? Ou seja, além de disponibilizarem presentes para todos os bolsos, dos mais simples aos mais caros (afinal tem sempre aquele tio abonado que pode querer fazer uma gracinha, ou seu chefe, ou seus pais, ou mesmo os padrinhos!), é importante que haja uma boa gama de opções. Isto, volto a dizer, pode parecer chato naquele instante, mas garantirá o conforto de seus convidados e até mesmo o seu.
É importante também escolher a loja certa. Nos dias de hoje esta “indústria” tem se mostrado tão lucrativa, que você tem sim o direito de procurar a loja que lhe ofereça mais benefícios: facilidades na troca; prazo estendido para realização da troca; recolhimento em sua casa ou onde você indicar para efetivação da troca; isenção de taxa de entrega (o que é muito delicado para com os convidados), e por aí vai. A depender do vulto do seu casamento (número de convidados, público de convidados, etc), você ainda pode e deve barganhar mais privilégios! É interesse deles, não podemos perder de vista.
Além de escolher a loja certa, é importantíssimo também que haja opções de lojas online. Não há como ignorar que estamos no século XXI e, junto da tecnologia e das modernidades que conhecemos, veio a falta de tempo e a correria do dia-a-dia. Portanto, conferir mais praticidade para os seus convidados é de muito bom tom.
Existe ainda um assunto que sempre, mas é sempre MESMO, me perguntam e eu sempre me vejo quase que em apuros para responder: “É correto colocar a indicação das lojas com listas dentro do convite de casamento?” Então vamos lá! Bom, segundo as regras de etiqueta esta não é a forma adequada de se proceder! Mas isto é muito usado? Sim, por questões de praticidade, tem sido bastante usado. Eu, particularmente falando, não o fiz e, se tenho intimidade com quem me pergunta, eu sugiro que não o faça. Penso que, de um jeito ou de outro esta informação acaba chegando para os interessados. Uma solução que considero bem razoável e que serve aí como um meio termo neste tipo de situação é a criação dos sites/blogs de casamento, onde lá sim, é possível colocar todos os detalhes do evento, inclusive as lojas indicadas. Mas como dito, é algo muito pessoal e que vai de cada um!
E só pra fechar, quero dar uma dica muitissíssssssimo prática que recebi de uma amiga/madrinha à época. Depois das trocas, não se esqueçam de tirar as etiquetas e adesivos dos produtos. É que, com o passar dos anos elas grudam, mas grudam de uma tal maneira, que não há “santo” que consiga tirar aquilo dali! Vão por mim que esta dica vale ouro!..rs