Voilette é uma palavra francesa e se refere ao véu que cobre o rosto (todo ou apenas uma parte). A peça era bastante usada entre as décadas de 1910 e 1940, quando as mulheres usavam a voilette para se protegerem da poeira e do sol e, nesse período, o uso ainda era restrito ao dia, tão diferente de hoje. Mas a origem é ainda mais antiga. Há relatos do uso do voilette no século XVII. Eu particularmente considero os voilettes de um charme absurdo. Se pudéssmos casar novamente (com o mesmo marido, of course), eu me renderia ao acessório. Para o meu Grande Dia eu cheguei a pensar em usar um, mas quando escolhi meu vestido (todo em renda), não havia mais espaço para o mimo retrô.
É importante saber que não existem necessariamente regras determinadas para o uso do voilette. Gostando, use-o!! Algumas observações, porém, são importantes:
 – Em relação ao melhor horário para ser usado, também acho que não existe restrição. O voilette é bastante democrático nesse ponto, já que pode ser usado em um casamento diurno, no campo, na praia, ou mesmo à noite, em um casamento mais requintado.
– Caso opte por usá-lo, assim como todo véu, acho que deve ser retirado durante a festa para. Assim, a noiva ganha mais mobilidade para andar, cumprimentar os convidados, comer/beber, dançar, etc. Ele pode ser preso em um chapéu, em um pente de fixar nos cabelos ou mesmo em uma flor de tecido.


 








Ah, importantíssimo! Não confunda Voillete com Casquete. Casquetes são aqueles pequenos chapéus que podem ser usados de ladinho e presos por grampos ou fixos sobre um arco bem fininho. Como os das imagens abaixo!


Fonte: PetiscosConstance Zahn Blog da SueliNoiva & Etc