O reinado das maxibolsas foi colocado ligeiramente em xeque para dar espaço ao sucesso das minibags. Feitas para carregar o essencial, as minibags invadiram as ruas, especialmente após grandes nomes terem apostado na tendência, como Balenciaga, Dior, Chanel, Prada, Hermés e Gucci (praticamente todas as grifes reproduziram seus modelos mais famosos em tamanhos menores). As minibolsas se destacam por sua grande versatilidade, facilidade para serem carregadas e, especialmente, por poderem ser usadas tanto no dia a dia, quando à noite. Ou seja, passeiam lindamente por um almoço, passando por um coquetel, até uma balada.
Ela compõe uma grande variedade de estilos. Os estilos romântico e clássico funcionam perfeitamente com este acessório, especialmente quando usada sua alça menor, com a proposta da bolsinha de mão (em geral a minibag vem com uma alça de mão, e outra para ser usada a tiracolo). Neste caso, normalmente se dá preferência aos modelos mais estruturados e clássicos. O estilo urbano/fashionista também tira bastante proveito da minibag, especialmente em sua proposta de alça usada de lado, ou cruzada ao corpo, deixando a minibag ficar mais curtinha à frente do corpo (esta é, inclusive, a forma preferida de uso das antenadas de plantão). Os adeptos do estilo casual/esportivo também podem se esbaldar, lançando mão do acessório nas mais variadas formas, com as mais variadas combinações (looks monocromáticos, mistura de estampas, dentre outros).
Para se usar a minibag é preciso literalmente praticar o desapego. Isto porque nós, mulheres, enquanto temos espaço na bolsa temos a tendência de ocupá-lo com mais e mais itens. E, se formos olhar a fundo, grande parte do que carregamos jamais é usado ao longo do dia. Então, as minibags, além de trazerem modernidade e estilo a uma produção, ainda conferem “saúde” aos nossos ombros, sempre tão sobrecarregados com nossas “manias”. Assim, mais uma vez, praticar o desapego e buscar uma postura mais prática na vida é fundamental. Para ajudar, listo aqui alguns itens básicos a serem usados na minibag, para cada ocasião. Lembrando que, em todas elas, necessariamente teremos chave de casa/carro, celular e documentos/dinheiro/cartão. Fora isto, para cada caso, indico:
* Para um almoço: um óculos de sol e um protetor solar (em embalagem pequena, claro);
* para uma reunião: um moleskine com um caneta ou um tablet e um porta cartão de visitas;
* para o trabalho: um óculos de grau e um pó compacto para ajudar a manter a boa aparência ao longo do dia;