Em praticamente todas as minhas viagens acabo me hospedando em um airbnb. Essa rede vêm ganhando espaço no mercado por oferecer uma nova maneira de hospedagem que nos permite viver e conhecer cada cidade através do olhar local.

O airbnb nada mais é do que uma plataforma onde alugamos quartos ou casas completas para temporadas ao redor do mundo. Mas para ter uma experiência completa e sem erros, vale ficar atenta à algumas dicas, como as que trago hoje. Vem comigo?

1) Faça sua busca e reserva com antecedência
Se você tem interesse em se hospedar pelo Airbnb comece sua busca com
antecedência. Para se adaptar à plataforma e também conhecer as opções
disponíveis, comece a procurar até meses antes. O site não funciona como os de hotéis e por isso requer um pouco mais tempo para garantir as reservas. Por isso fique de olho nas datas!

2) Entenda a ferramenta de pesquisa
Antes de fazer uma reserva em definitivo entenda como a plataforma funciona e todos os seus filtros de buscas. Pelo Airbnb é possível escolher quartos, casas, apartamentos, estúdios. Além disso você pode filtrar suas buscas por número de hóspedes, região, e data.

3) Leia cada anúncio com muita atenção
Ao encontrar uma possível hospedagem leia com bastante atenção a descrição do espaço feita pelo anfitrião. Certifique-se de que ele preencha todos os seus requisitos e fique de olho nas regras de cada ambiente.

4) Fique de olho nas fotos
Outra forma de conhecer melhor o local de interesse é através das fotos. Observe-as bem e fique de olho se as imagens correspondem com a descrição e se ambientes como banheiro e quarto correspondem às suas expectativas.


5) Leia as avaliações anteriores
Quer saber se o local de interesse é realmente bom? Leia as avaliações de usuários que já se hospedaram por lá anteriormente. Em geral esses depoimentos dizem da limpeza, do anfitrião e de como funciona o espaço de um modo geral, vale a leitura!


6) Verifique o perfil do anfitrião
Certifique-se de que o perfil do anfitrião tenha todas as verificações de identidade fornecidas pelo Airbnb e também tenha uma descrição informativa, além de uma foto.

7) Pesquise a localização
Por razões de segurança o Airbnb não libera a localização precisa da hospedagem antes do contrato ser fechado, porém é possível que você saiba as imediações do lugar. Sendo assim pesquise a respeito, saiba o que tem em torno do local e se informe.


8) Entre em contato com o anfitrião para tirar dúvidas
Se ao ler a descrição do espaço ainda restarem dúvidas, entre em contato com o anfitrião pela página do Airbnb. Alí é possível se certificar de detalhes das acomodações e combinar trâmites de entrega de chaves, etc

9) Faça os trâmites de pagamento dentro do site
O Airbnb é uma plataforma segura e que se preocupa com seus usuários. Por isso não aceite nenhum trâmite de pagamento que seja feito fora do site. E se caso acontecer, denuncie nas diretrizes da empresa.

10) Anote o contato do anfitrião
Depois do negócio fechado dentro da plataforma do Airbnb, solicite o contato do anfitrião para que você possa combinar detalhes como entrega de chaves, horário do check in e coisas do tipo. Ter esse contato é importante inclusive para emergências dentro da hospedagens e dúvidas que possam ocorrer durante a estadia.

Se ficarmos atenta a dicas e detalhes, a hospedagem pelo Airbnb torna-se uma experiência inesquecível e modifica como um todo o conceito que temos sobre hospedagem.


Vale lembrar que Airbnb não é um hotel, então é interessante usufruir do serviço com expectativas alinhadas. Outro detalhe de ouro é se relacionar com o espaço reservado da mesma forma que nos relacionamos com a nossa casa, afinal no fim de cada estadia anfitriões e hóspedes são avaliados dentro do site.