Com certeza você já ouviu alguma dessas 5 mentiras sobre estar bem vestida. 

Seja por uma construção cultural, seja por uma tradição familiar, ou até pelo ambiente de trabalho que você frequenta, alguns desses conceitos podem ter sido aceitos como verdade mas, acredite, são mentiras sobre estar bem vestida que te atrapalham de ter um relacionamento melhor com o seu guarda-roupa e de estar bem vestida todo dia.

1. Mulher bem vestida é mulher de salto

Há 20, 30 anos atrás, era muito comum que as mulheres fossem escravas de um salto para serem consideradas elegantes. A realidade, entretando, não é mais essa. A primeira coisa para ter em mente aqui é que roupa é contexto. Uma peça sozinha não conta história. Quando você pensa em uma peça mais simples, você pode compensar com outras peças para elevar o look, como peças em alfaiataria eu em algum tecido mais encorpado. 

Não vai ser um salto sozinho que vai te deixar elegante e muito menos a falta do salto que vai te deixar deselegante. O que a gente precisa entender é que o conjunto da obra é que vai fazer diferença. 

Vale lembrar que hoje a moda está cada vez mais prática, democrática e mais acessível. Isso significa que existem ideias mil para nos deixar mais elegantes, mesmo sem salto. Olha algumas referências para você se inspirar:

2. Estar bem vestida é para quem tem tempo 

Ledo engano. Ouso dizer, inclusive, que o que acontece é exatamente o contrário. Quanto menos tempo a gente tem, mais a gente precisa aprender a fazer uso das ferramentas e técnicas de styling para facilitar e viabilizar o dia-a-dia. 

Quando a gente conhece o nosso estilo, a gente tem capacidade de fazer sinapses e conexões muito mais rápidas para escolher o que vestir no dia-a-dia corrido que todas nós vivemos. 

Quando a gente conhece o nosso estilo, já sabe o que funciona, o que não funciona, o que gosta, o que não gosta, o que ajuda (e muito!) a ter uma relação de amizade com o nosso guarda-roupa. 

3. Pessoas bem vestidas gastam demais 

Quando a gente aprende a fazer compras assertivas, a gente tem compras mais certeiras e que facilitam muito o nosso dia-a-dia e a nossa relação com o nosso guarda-roupa. 

Mulheres bem vestidas aprendem a fazer compras que vão ser úteis de verdade. Aprendem a deixar de lado tudo aquilo que seria desnecessário, supérfluo ou que você viu em uma liquidação ou tendência sem pensar se combina com o seu estilo ou com a imagem que você quer passar. 

Essa prática evita um guarda-roupa abarrotado de coisas, evita aquela sensação de olhar pro armário lotado e não ter nada pra vestir e te possibilita ver e conhecer todas as suas roupas. Afinal de contas,é como eu sempre digo: o que a gente não vê, a gente não tem. 

4. Se vestir bem é sinônimo de futilidade, é bobeira

Nesse caso não é só uma mentira e sim um erro cientificamente comprovado, sabia? 

Existe um conceito chamado cognição indumentária, que diz que tudo que toca o nosso corpo, provoca reações químicas no nosso cérebro e influencia diretamente a nossa confiança, o nosso humor e até a nossa produtividade. Já gravei até um vídeo explicando melhor sobre isso (clique aqui para assistir).

Quando a gente escolhe uma roupa de acordo com o nosso estilo e com o que a gente se sente bem, além de estar passando uma mensagem para o mundo, também estamos passando uma mensagem positiva para nós mesmas e para o nosso corpo.

5. Estar bem vestida é só para quem tem estilo

O que eu posso dizer sobre essa afirmação, com toda a certeza dos meus mais de 10 anos atuando como estrategista de estilo, é que todo mundo tem um estilo

Talvez você só não tenha ainda identificado o seu. (E se quiser ajuda nisso, tenho um workshop gratuito pra te ajudar. É só clicar aqui, se increver e assistir).

Cada pessoa tem o seu próprio estilo essência. Aquele estilo que é uma mescla de todos os estilos que a gente conhece tradicionalmente com a nossa personalidade. 

Outro ponto importante para lembrar aqui é que não existe um estilo que seja arrumado ou desarrumado. Todos os estilos têm o seu lado luz e o seu lado sombra. O lado luz vem à tona quando a pessoa faz uso do seu estilo de uma forma bem feita, genial e tira o melhor proveito dele. O lado sombra, por outro lado, aparece quando a pessoa peca pelo excesso de algum dos estilos e não faz o uso adequado do estilo que escolheu.