Oizinho! Saiu ontem o texto de agosto da coluna Anita bem Casada na Revista Arte Noivas!! Dessa vez eu falei de um tema bem prático e bem útil: o da escolha dos fornecedores do casamento. Vira e mexe me perguntam o que deve pautar a escolha dos fornecedores do casamento: preço, empatia, disponibilidade? O texto segue abaixo, mas não deixem de conferir o recheio da Revista que está suuuuuuuuper legal, como sempre! Sugestões, dúvidas e perguntas, não hesitem em se manifestar!!anitabemcasada1

 

Como escolher um fornecedor para o seu casamento

Depois de receber algumas sugestões interessantes de temas para escrever aqui, resolvi falar de um que é bem recorrente: o da escolha dos fornecedores de um casamento. Em outras palavras, quais serão os eleitos para transformar o seu sonho em realidade. Vendo assim, é ou não é um assunto que merece ser levado a sério??

As perguntas que não querem calar são muitas, dentre elas, “o que deve prevalecer na escolha do fornecedor? Preço, empatia, indicação, disponibilidade?”.

Já posso adiantar que a palavra de ordem aqui é “PESQUISA”! Pesquise tudo! E muito! Pesquise na internet, nos órgãos de defesa do consumidor, nas indicações de amigos e colegas, enfim, não perca tempo, nem oportunidades. Sempre bato na mesma tecla, portanto, agora não seria diferente, então, se posso dar um conselho (Mais um! Rs), o conselho é: não deixe para começar a pensar nisso na última hora! Não espere ficar noiva para tanto. Poupa-se um tempo enorme ao se adiantar no assunto. Claro que não estou aqui falando em fechar contratos antecipados ou coisas do tipo. Mas sim, de se interessar pelo tema mesmo, se envolver, ouvir quem está à frente, buscar informações para formar opiniões. Não apenas se poupa um tempo enorme, como, especialmente, suas escolhas serão muito mais acertadas e equilibradas.Fornecedor

Um diferencial dos tempos atuais está exatamente na facilidade de acesso a todo tipo de informação. Nos próprios sites das empresas, muitas vezes, são disponibilizados os contatos dos clientes. Entrar em contato diretamente com aqueles já atendidos é importantíssimo e faz toda diferença. Além disso, fazer uma busca nas redes sociais também pode ajudar, bem como, verificar como a empresa atende/responde seus clientes. Tudo isto deve ser levado em conta.

Feita esta triagem inicial, é hora de solicitar orçamentos dos fornecedores pré-secionados. Isto tem sido feito por telefone ou e-mail mesmo, o que facilita bem nossas vidas. Mas não caia na bobeira de pedir muitos orçamentos para um mesmo segmento, ou seja, dez fornecedores de bebidas, dez fornecedores de buffet, etc. Isto é contraproducente. Em vez de ajudar, só atrapalha. No quesito preço, algo que sempre me norteou foi não escolher nem o mais caro, nem o mais barato. Bom senso sempre funciona! Claro que isto não se aplica àquela fotógrafa que você não abre mão ou àquele salão de festas dos sonhos. Mas, de modo geral, é a melhor estratégia a seguir. Fornecedor3

Analisada a questão financeira, e antes de se partir para o tetê-á-tête com os fornecedores, é hora de se definir o cerimonial, o famoso wedding planner. Já escrevi sobre isto aqui, então não vou me alongar. Mas esses profissionais são de suma importância e, se couber no seu orçamento, não os deixe de fora de modo algum! Até que chegasse o meu casamento eu nunca entendi muito bem a real necessidade deles, mas hoje, eu digo que não só são necessários, como um dos mais importantes da lista de fornecedores. Mesmo!

Escolher o cerimonialista neste momento da trajetória rumo ao Grande Dia é bem estratégico, pois ele te auxiliará muito nesta empreitada. Estes profissionais contam com um know how que só eles têm e isto será fundamental para a escolha dos demais fornecedores. Eles dão ideias que nem imaginamos que existe e nos mostram que determinado caminho pode ser uma “furada”. Realmente respeitável o trabalho deles.wedding planner

A partir daí, é hora de marcar reuniões com os fornecedores. Neste momento, já tenha em mente datas, a quantidade de convidados, o estilo de festa e quais serviços não abre mão. Leve tudo anotadinho e não deixe de perguntar absolutamente nada, você está no seu direito! Do assunto que lhe parecer mais importante ao mais bobo. Questione sobre o que é incluído no contrato, o que não é, fale sobre suas expectativas e observe como o fornecedor é capaz de atendê-las ou, ao menos, como reage nesta tentativa. Peça fotos de decorações realizadas, álbuns de casamento já prontos, indicação de clientes ou, até mesmo, para ir a uma festa em que fornecerão o buffet. Quem não arrisca, não petisca, e perguntar não ofende!

Todas as informações em mãos, o que vale agora é a identificação com o fornecedor. Até porque, bons fornecedores (como também os ruins) tem aos montes. Portanto, aquela empatia – ou antipatia – logo de cara costuma contar muito. E normalmente o nosso sexto sentida não falha mesmo.

Escolhidos os fornecedores, é hora de muita atenção ao firmar o contrato. Leiam cada mínimo detalhe e prestem atenção principalmente nas cláusulas que envolvam a multa por quebra de contrato. Também observem valores e taxas extras, margem de segurança na prestação do serviço (percentual de atendimento extra, em casos de emergência), e detalhes dos serviços previstos em contrato. Não abram mão de que as cláusulas sejam claras e contenham a descrição dos serviços combinados.

Contratos em mãos é hora de curtir o momento e contar os dias para o casamento!

Imagens: Google Images

Você gostaria que a Anita Bem Casada falasse sobre algum tema específico? Então mande sugestões/dúvidas/perguntas para os comentários, para o e-mail: anita@anitabemcriada.comou, ainda pelo instagram: @anitabemcriada.