Oizinhos! Sai hoje o texto da coluna Anita bem Casada na Revista Arte Noivas!! Dessa vez falei da “Noivinha e seu corpo“, dando, inclusive, um depoimento pessoal (e tenso..rs) sobre o meu Grande Dia! O texto segue abaixo, mas não deixem de conferir o recheio da Revista que está suuuuuuuuper legal. Então, mantendo nosso combinado, aqui segue o artigo!

anitabemcasada1

A noivinha e o seu corpo

 Atire a primeira pedra a noivinha que nunca pensou, por alguns segundos que fosse, e mesmo que sem colocar seus pensamentos em prática, em uma super power mega bluster tunder dieta mirabolante para entrar fininha, fininha, no vestido de noiva no seu Dia D!!? Hâm?

Afirmo isto com certa propriedade porque já perdi as contas de ver e ouvir amigas minhas, amigas de amigas, conhecidas, ou mesmo leitoras, que já chegaram até mim perguntando o que podiam fazer para perder aqueles insistentes últimos quilinhos que definitivamente não ornavam com o seu belo e sonhado vestido de noiva.

Eu mesma, confesso, pensei nisto assim que fui pedida em casamento e que iniciei toda a minha trajetória rumo ao altar. É inevitável! Quem não quer ser a mais bela das belas no seu Grande Dia??

Pois é.. apesar da delicadeza do tema, considero este um assunto ainda pouco abordado. Não é mesmo nada incomum nos depararmos com noivinhas, poucos meses antes do casamento, desesperadas e fazendo de tudo, absolutamente tudo, para perder peso. E este “tudo” passa por dietas extremamente restritivas, longos períodos de jejuns, chegando até a remédios controlados e hormônios.

Agora pensem: junte tudo isto (uma alimentação desequilibrada, saúde debilitada por remédios inadequados) a todo o estresse que é bastante peculiar neste período da vida de uma mulher?? Percebem a importância e a gravidade de ficarmos atentos a isto?

Assim é que eu peço licença a minhas leitorinhas queridas para dar um alerta: não caiam nessa! O ganho é infinitamente menor que a perda! Vão por mim! A imagem nem se compara à sua saúde, ao que está por dentro. E antes que me questionem, eu, aqui, não seria louca em dizer para vocês relaxarem e não cuidarem da aparência. Muitíssimo pelo contrário! Sou totalmente a favor que você faça de tudo, mas tudo mesmo, para conquistar o corpo dos sonhos, dentro do vestido dos sonhos. Mas tudo que seja bom para você!

Há formas e formas de se conquistar esse tipo de objetivo. A primeira delas passa por uma alimentação balanceada e, de preferência, com acompanhamento profissional. Aliado a isto, um programa de exercícios físicos e treinos adequados é indispensável.

E tem mais! Além de cuidar da saúde física e orgânica, é preciso cuidar da saúde mental, psicológica e da alma. Pois olha, se você for extremamente perfeccionista, detalhista (e chata!) como a colunista que vos escreve, esse período, se não tomados os devidos cuidados, pode deixar “sequelas”, tais como um nada bem-vindo desgaste entre o casal ou os familiares, brigas e discussões com fornecedores e por aí vai. E tudo isto, em vez de ensejar boas lembranças pode, ao contrário, dar lugar a situações traumáticas e nada memoráveis. Uma terapia pode ajudar, massagens relaxantes, yogas, e tudo que possa vir a fazer bem para cada uma, individualmente falando. O que importa é ficarmos atentos a tudo isto! Desde as próprias noivinhas, até seus familiares e amigos próximos que podem vir a perceber esse tipo de “desconforto” pairando no ar.

Além disso, e isto vocês podem perguntar a praticamente todas as amigas e colegas próximas a vocês que um dia já estiveram na posição de noivinhas (e aposto que elas vão confirmar!), com a correria e as mil e uma tarefas dos preparativos, é muito mais comum do que se imagina que a noiva perca peso naturalmente. Portanto, se você já é beeeeem magrinha, tome cuidado e reforce sua dieta, pois, é fato, casar emagrece!! Aconteceu comigo e com mais trocentas “noivinhas em apuros” que conheço!!

E os cuidados não se restringem aos preparativos não! O Grande Dia, o Dia D mesmo é muitíssimo importante!! E neste caso, particularmente, vou pedir mais uma licencinha para contar um pouco a minha experiência. Bom, no dia do meu casamento eu acordei cedinho e, como me é peculiar em dias de ansiedade e nervosismo, pareço ficar com uma melancia seca atravessada na garganta que não me deixa descer nada “goela abaixo”. É impressionante! Parece que falta até saliva nessas horas pra ajudar..rs. Fui para o salão na hora do almoço e, uma vez mais, nada de conseguir me alimentar direito. Comia um baguinho de uva aqui, uma moranguinho acolá e era o máximo que conseguia. Como não passei por nenhuma dieta louca e estava com a saúde em dia, passei bem o dia sem sentir mal nada por isto. Acontece que, na hora da cerimônia, já tarde da noite, no momento em que o Padre realizava a cerimônia, com o calor das emoções do momento, comecei a sentir certa fraqueza, uma tonteira, e eu realmente achei que fosse desmaiar e acabar com a cerimônia/festa naquele momento. Suei frio, fiquei tensa, realmente muito tensa. Cheguei a olhar para o lado procurando pela cerimonialista para contar pra ela o que acontecia e, nessa hora pensei “Já era! Ninguém vai lembrar de mais nada desse dia, a não ser que a noiva desmaiou”..rs. Mas consegui respirar fundo, pensar positivo e pedir muito a Deus para que aquela sensação ruím fosse embora! E graaaaaaaaaaaaaças a Deus, eu consegui! Tudo isso que descrevi, apesar de parecer ter durado muito tempo, não passou de alguns minutos. Depois de tudo isso, já recuperada e renovada, segui firme (e feliz) na cerimônia, para curtir a festa com tudo que tinha direito.

Mas, por uma bobagem, eu poderia ter jogado por terra tudo que passei um ano pensando, preparando e executando. Portanto, queridas noivinhas e leitoras, procurem se acalmar, se cuidem, e se amem muito!! Não se “maltratem” sob nenhuma circunstância, especialmente nesta fase e, acima de tudo, mesmo sem conseguir comer, se forcem! Vocês não vão se arrepender!