Quando vou viajar para um destino que não conheço ainda, uma das minhas formas preferidas de entender o contexto daquele local e entrar na vibe, é assistindo filmes.

Acredito que essas produções tem o poder de nos tirar do lugar comum e nos transportar para outros lugares, outras vidas, outras épocas

E aproveitando a empolgação nessa viagem, compartilho com vocês um pouco da minha lista de filmes que tem a Alemanha como inspiração!

1 – Adeus, Lenin! (2003)

Às vésperas da queda do Muro de Berlim, Alex Kerner vive com sua mãe, Christiane. Quando Christiane vê o filho participar de um comício anti-comunista, ela entra em coma e perde os eventos de 1989. Depois que acorda, os médicos avisam que qualquer evento chocante pode fazê-la ter um ataque cardíaco. Então, a família passa a fingir que o comunismo ainda existe na Alemanha.

2 – Cupido não tem bandeira (1961)

Baseado em uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo húngaro Ferenc Molnár, esta comédia acompanha a vida de C.R. MacNamara, executivo da Coca-Cola que trabalha na porção oriental de Berlim e corre o risco de ser despedido caso não consiga evitar que a filha do seu chefe se case com um comunista. Imperdível!

3 – Corra, Lola, Corra (1998)

Manni faz parte de uma quadrilha de contrabandistas e esquece 100 mil marcos em um vagão de metrô. Ele tem apenas 20 minutos para contornar essa situação e telefona para Lola, sua namorada, pedindo ajuda. Assim, Lola sai correndo pelas ruas de Berlim para tentar encontrar uma solução e salvar a vida de Manni antes que ele faça alguma besteira.

4 – Praia do Futuro (2014)

Dirigido pelo brasileiro Karim Aïnouz, o filme foi rodado em Berlim, Fortaleza e na costa alemã do Mar do Norte. Lançado em 2014, o longa-metragem conta a história de amor entre o salva-vidas Donato (Wagner Moura) e Konrad (Clemens Schick). O filme tem na trilha sonora, entre outros, “Heroes”, de David Bowie.

5 – Grande Hotel Budapeste (2014)

Na década de 1930, o gerente de um famoso hotel europeu torna-se muito amigo de um jovem companheiro de trabalho. Os dois acabam se envolvendo no roubo de um famoso quadro de valor inestimável e na batalha por uma fortuna de família. O filme mostra as mudanças históricas na Europa que ocorreram durante os anos 20.