A Black Friday é um evento que surgiu nos Estados Unidos e acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças lá nos EUA. Mas ela se popularizou bastante aqui no Brasil e já nos acostumamos a esperar o mês de novembro chegar para fazermos algumas compras especiais.

Só que é importante ficarmos bem atentos durante essa data para não cairmos em ciladas, como quando as empresas aumentam os preços dos produtos um tempo antes da época da Black Friday para cobrar o preço original do produto como se fosse um descontão. Quem nunca viu isso acontecer, né?

Então vamos às dicas para evitar problemas durante as compras nesse mês?

Dicas para a Black Friday

1- Faça uma lista do que quer comprar

Quando vermos muitas ofertas acabamos ficando desorientadas e tentadas a comprar coisas que não estamos precisando. Por isso, crie uma lista das coisas que você está precisando e/ou realmente tem interesse em comprar. Você também pode anotar o valor “normal” dos produtos para ver se o desconto da Black Friday realmente vale a pena!

Assim, você não caí em nenhuma cilada, compra coisas que vão ter utilidade para você e não chega no fim do mês cheia de coisas que não precisa.

2- Fique de olho no frete e no prazo de entrega

Muitas lojas “compensam” o desconto dado nessa época com um frete exorbitante, então fique atenta para esse “golpe”. Além disso, devido ao aumento das compras durante o período da Black Friday, as lojas acabam estendendo o prazo da entrega. Por isso, é bom também prestar atenção na data que o seu produto irá chegar.

3- Dê preferência a lojas confiáveis

Na hora de fazer compras, principalmente online, é bom ficar de olho na loja que você está comprando. Nem toda loja online é segura e confiável, não é mesmo? Quem nunca caiu numa cilada e recebeu o produto errado ou nem recebeu o que comprou alguma vez na vida?

Uma boa dica é priorizar lojas que você conheça e tenha tido uma experiência positiva ao comprar nelas.

4- Desconfie de promoções muito absurdas

Viu um desconto bom demais pra ser verdade? Desconfie, principalmente se for de uma loja que você nunca ouviu falar sobre. Aproveite que a internet é um espaço cheio de informações e procure bastante sobre a reputação da empresa, seja nas redes sociais, no site e até no Reclame Aqui.

É bem melhor prevenir do que remediar, ainda mais quando algo envolve os nossos dados de pagamento.

5- Compare os preços

Além de avaliar a reputação da loja, dê uma olhada se ela está oferecendo o melhor preço para o que você quer comprar. Uma boa opção de site para conferência de preços é o Zoom.

Gostou das dicas? Acha que ficou faltando alguma coisa? Me conta nos comentários!