Você sabe o que é a análise de tipo físico? Ela se trata de uma etapa importante da consultoria de imagem, em que a profissional ajuda a cliente a entender melhor o seu corpo e que tipos de roupas e acessórios podem valorizá-lo. A classificação mais conhecida no meio da moda envolve relacionar os tipos corporais com nomes de formas ou até frutas. Engraçado isso, né?

Você já deve ter visto em alguma revista ou post da internet alguém falando que uma determinada pessoa tem o tipo “triângulo invertido”, “retângulo”… Ou “pêra”, “maçã”, por exemplo.

Mas, ultimamente essas “regrinhas” de moda têm sido bem menos usadas, principalmente graças aos movimentos de positividade corporal que tem ganhado força no mundo todo. Todo conhecimento é positivo, ainda mais se ajuda a entendermos melhor o nosso corpo, né? Sem imposições e regras demais, claro.

Só que atualmente outro sistema de análise de tipo físico tem ganhado bastante reconhecimento e adeptas: o Kibbe. Não, não estamos falando daquela comida árabe que é deliciosa. Vem entender direitinho sobre isso! 

O que é o sistema Kibbe?

Vamos lá, o método Kibbe foi criado por um consultor de imagem americano famoso chamado David Kibbe. O que acontece é que nesse sistema não há um padrão de beleza geral, como no método “tradicional” de tipos físicos comumente usado na consultoria de imagem. Nele, cada kibbe tem um tipo de beleza único e o objetivo é realçar os aspectos corporais e usar da moda como uma ferramenta amiga. 

Dessa maneira a mulher entende o melhor “conjunto de moda” para o corpo dela, ou seja, o formato, acabamento e tecidos das roupas que fazem sentido para valorizar o corpo dela especificamente.

E como a gente descobre o nosso tipo físico nesse método?

O sistema é dividido nos lados yin e yang, sendo o yin mais feminino e curvilíneo e o yang mais masculino, angulado, reto e/ou robusto. A distribuição dos elementos no seu corpo demonstram em que parte você está no espectro Kibbe.

Para definir o seu kibbe é feita uma avaliação a partir da sua estrutura óssea e musculatura. O teste é bem longo e é interessante que ele seja feito por um profissional que entenda bastante da metodologia. Depois de feita a avaliação, você descobre em qual dos 13 tipos físicos kibbe você se encontra.

Uma coisa que é interessante notar é que o kibbe foi pensado para valorizar a silhueta individual da mulher e isso tem mais a ver com esse momento em que vivemos e citamos anteriormente, não é mesmo? Mas, não importa o método, é sempre bom ressaltarmos que todos os corpos são válidos e merecem ser valorizados! 

Aprender sobre o seu próprio corpo e tipo físico é importante para estarmos informadas e fazermos decisões cada vez mais acertadas e que nos façam realmente felizes, sejam elas dentro ou fora das “regras” de moda. É como sempre dizemos por aqui: o saber liberta!

Você gostou de saber um pouco mais sobre o sistema do Kibbe? Conta pra gente nos comentários o que você achou do post, que aí podemos pensar em mais conteúdos destrinchando essa metodologia!