Minha última viagem foi dividida em duas partes. A primeira foi em Roma, como já contei por aqui e a segunda em Portugal. Nesse segundo momento passamos doze dias estabelecendo base territorial em três pontos diferentes do país: Óbidos, Porto e Lisboa

Chegamos em Portugal por Roma e do aeroporto de Lisboa alugamos um carro pela Europcar (já havíamos fechado tudo antes da viagem) e fomos rumo a Óbidos onde dormimos de um dia pro outro. Ah, uma dica interessante sobre o aluguel de veículo é escolher os modelos que atendem a Via Verde: eles possuem um dispositivo que automaticamente nos libera de parar npedágios, o que poupa bastante tempo!

Grande parte do nosso roteiro foi feito nesse carro alugado, a outra parte restante utilizamos trem e uber que é extremamente barato no país! Para vocês terem noção, chegamos a pagar € 2,50 em distâncias relativamente grandes de Uber.

Decidimos inicialmente dormir em Óbidos pois, embora a cidade seja bem pequena, a atmosfera é incrivelmente envolvente e assim queríamos curtir com mais calma. Chegamos no vilarejo medieval por volta de 15h, deixamos as malas no hotel e fomos explorar a vila! É possível percorrer toda a cidade em duas, três horas, sem pressa, visitando todos seus cantinhos e vielas: fomos ao mercado biológico, à livraria Santiago, ao castelo de Óbidos, rua Direita, entre outros. A noite fomos jantar no castelo, onde até tentamos nos hospedar, mas já não havia mais disponibilidade. Na manhã seguinte andamos mais um pouco pelas ruas, provamos a famosa Ginjinha, uma espécie de licor no copo de chocolate e de lá partimos em direção a Fátima, que fica a 50 minutos dali.

Chegando ao santuário, perambulamos com calma, rezamos, agradecemos e nos emocionamos. De lá comemos rapidamente num Mc Donalds próximo e seguimos para Porto, a duas horas e meia da cidade.Como eu estava um pouco debilitada devido a uma alergia/sinusite/gripe, chegando em Porto apenas jantamos no restaurante do próprio hotel (já falei dele aqui) e fomos dormir cedo, a fim de aproveitar melhor o dia seguinte. E assim foi feito. Na manhã em seguida acordamos, tomamos café e fomos andar pela cidade, conhecer o centro, visitar o porto de São Bento, a catedral da Sé, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello (atenção fãs de Harry Potter – esta livraria inspirou várias cenas da saga!) e toda a parte histórica.

A vantagem da cidade é que conseguimos visitá-la todinha sem usar carro ou qualquer meio de transporte! Todas as distâncias por lá eram bem tranquilas e com o hotel bem centralizado não ficou nada cansativo!

No segundo dia decidimos ir para Braga e Guimarães, cidadezinhas bem próximas a Porto e com distância mínima uma da outra. De forma geral, mesmo tendo amado a visita a Braga (a catedral da Sé  de lá é simplesmente maravilhosa!!) senti que vale a pena dedicar um tempo maior a Guimarães, já que lá é maior e tem mais atrações para ser ver. Mas isto é só a minha opinião, ok? Voltando desse passeio delicioso, infelizmente acabei indo parar no hospital de Gaia em decorrência do meu e estado, mas nesse ponto paro para ressaltar a importância do seguro de viagem! Grande parte das vezes que contratamos esse serviço acabamos não utilizando, o que é ótimo, o ideal, mas em emergências como essa, ter esse acesso facilitou muito meu atendimento e nos poupou tempo!

No dia seguinte, já medicada e me sentindo um pouco melhor, fomos à vinícola Quinta da Pacheca na região do Douro e também ao Mercado do Bom Sucesso, uma espécie de centro gastronômico repleto de deliciosidades típicas de Portugal!

No passeio pela vinícola nos deparamos com um visual encantador e um almoço delicioso. Acabamos nos arrependendo de não termos nos hospedado por lá, mesmo que por uma noite. Então, fica aqui a minha dica de amiga: quem estiver passando pela região do Douro, se hospede e desfrute mais do local! Finalizando a segunda parte dessa jornada por Portugal, no último dia (dos quatro que ficamos em Porto) visitamos a cidade de Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa, por seus canais e gondolas (moliceiros). Por lá também nos encantamos pela áurea artística e também pelas famosas casinhas listradas na Praia da Costa Nova. Ao final do desse dia chegamos a Lisboa e nos surpreendemos positivamente com o apartamento que havíamos reservado. Bem espaçoso, com uma vista incrível e digno de um vídeo exclusivo que já já estará em detalhes aqui e lá no canal!

No nosso primeiro dia pelas redondezas decidimos visitar Cascais, uma cidade litorânea e famosa pela qualidade de vida. Uma curiosidade interessante é que o lugar é tão bom pra se viver, que até o presidente de Portugal se mudou para lá, ao invés de residir em Lisboa.

Pegando informações em um centro de apoio aos turistas próximo a praia da Ribeira, traçamos um pequeno roteiro e acabamos visitando lugares como a Casa de Histórias Paula Rego, uma construção premiada por sua arquitetura, que abriga algumas obras da artista portuguesa, o parque Marechal Carmona e a famosa Boca do Inferno, rodeada de lendas por seu barulho estrondoso. Depois de almoçar andamos um pouco mais pela região e retornamos a Lisboa por voltas das 15:30. Chegando na capital devolvemos o carro na locadora e de lá, fomos direto ao Centro Comercial Colombo, o único lugar efetivamente de compras que estive durante todo o roteiro. Por lá encontramos marcas famosas como Forever 21, Zara e MAC.

Ao fim do dia fomos jantar no famoso restaurante A Salgadeira, onde a especialidade é o bacalhau. Para não correr o risco, agendamos nossa reserva com quinze dias de antecedência, o que valeu a pena tendo em vista que o lugar costuma funcionar com lotação máxima! E foi uma noite simplesmente PERFEITA!

No dia seguinte fomos para Sintra e como já não estávamos mais com o carro, pegamos um trem na estação do Rosio. De lá tomamos aqueles ônibus vermelhos (que em Sintra, são “mini”) que param nos principais pontos turísticos, o que para nós foi ótimo pensando no tempo mais curto que passaríamos ali. Um dos locais mais marcantes que esse transporte percorre é o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, porém acabamos não conhecendo por conta do tempo mais curto.

Em Sintra visitamos o Palácio da Pena, a região do Palácio Nacional de Sintra, a fábrica de doces típicos Piriquita e nos perdemos pelas charmosas ruelinhas da cidade, sem dúvida o meu passeio favorito da vida! Retornamos a Lisboa e então dedicamos os dois dias seguintes para explorar toda a cidade. Assim, no terceiro dia, acordamos cedinho e pegamos novamente o ônibus vermelho, dessa vez na capital, para percorrer os principais pontos de lá e otimizar o nosso tempo!

Nossa primeira parada foi a Torre de Belém, a beira do rio Tejo e por ali percorremos os arredores e acabamos conhecendo o Convento dos Jerônimos, o Pastéis de Belém e obviamente comemos pastéis de belém e empadinhas. Dali fomos para a Praça do Comércio e andamos pela parte central, bem imponente e marcante. Pausamos o passeio para lanchar na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que já havíamos conhecido em Porto.

Abastecidos fomos ao Largo do Chiado onde encontramos algumas feirinhas ao ar livre, seguido do miradouro de São Pedro de Alcântara de onde vimos o por do sol com uma linda vista da cidade. Ao anoitecer fomos ao Solar dos Presuntos, onde tínhamos uma reserva e nos deliciamos a valer com pratos típicos que eram pura fartura! No domingo fomos de uber direto vao Castelo de São Jorge e por chegarmos bem cedinho pegamos tudo vazio e livre de filas! Nesse dia o céu estava lindo, super ensolarado e a vista de tirar o fôlego! Sem dúvida uma das mais bonitas que existem!

Depois de explorar tudo com bastante calma descemos a pé até a região do Alfama, que também tinha uma bela vista para o rio Tejo e por lá fomos passeando e apreciando o momento. Dali conhecemos um pouco mais da região histórica e em seguida fomos ao famoso Mercado da Ribeira onde encontramos com um primo português.À noite fomos ao LX Factory, uma antiga área industrial de Lisboa que foi revitalizada e hoje é um ponto super cool onde tem bares, restaurantes e um comércio alternativo bem legal! De lá visitamos mais um pouco da parte central da cidade, nos despedindo dessa inesquecível viagem por terras portuguesas!Os mínimos detalhes dessa jornada deliciosa estão disponíveis nos três vlogs que já estão no canal no YouTube, nos quais levo vocês comigo pra acompanhar de pertinho essa experiência memorável!