Como muitos de vocês sabem e acompanham no meu instagram, estou viajando pela França em comemoração ao meu aniversário de casamento com o Luciano.

Dessa vez decidimos fazer um roteiro pouco convencional, conhecendo cidadezinhas e regiões do país que não são tão visitadas mas são igualmente deslumbrantes como a capital. Dentre esses lugares passamos por Nice, Saint Tropez, Mônaco, Villerfranche-sur-Mer, Gordes, Vale do Loire e ainda temos alguns pontos a percorrer.

Chegando na terceira parte dessa nossa aventura, decidimos por desbravar os castelos da região do Vale do Luar por onde passaram figuras ilustres como Leonardo Da Vinci e Charles Perraut, autor de A Bela Adormecida. Um mergulho na história e no passado repleto de paisagens estonteantes e inesquecíveis.

Essa região é composta por mais de trezentos castelos e para quem quer conhecer um pouco dessa magnitude, sugiro escolher quatro ou cinco opções para visitar. Fazer todo o percurso de carro também é uma sugestão que vale bastante a pena para quem quer poupar tempo e desfrutar ao máximo do passeio.

Eu e Luciano passamos três dias estabelecidos na vila medieval de Chinon, um local bem pequeno porém repleto de opções de restaurantes, supermercados e lojinhas de iguarias. Dentre as diversas opções de castelos no entorno, selecionamos algumas como Château de Chenonceau, Amboise, Clos Lucé, Château d’Ussé e Château de Chambord

Toda essa programação optamos por fazer sem pressa, de maneira nada engessada, curtindo o que cada local poderia oferecer de interessante. E nesse post conto um pouquinha de cada visita à vocês. Vem comigo?!

Château de Chenonceau:

Conhecido por nomes como Castelo das damas, do amor, do luxo, o Château de Chenonceau é o castelo particular mais vistado da França e faz jus a esse título por ter uma vista deslumbrante para o Rio Cher e pela luz refletida em uma de suas pontes. O apelido do castelo das damas dá-se po seu histórico vasto de proprietárias mulheres.

 

Castelo de Amboise:

O castelo de Amboise pode ser considerada a última fortaleza medieval e o primeiro palácio Renascentista. É lá que está localizada a tumba de Leonardo Da Vinci.

O jardim e a vista do castelo para a cidade de Amboise são deslumbrantes, principalmente no final do dia. A visita pode ser realizada da maneira convencional ou com áudio book.

 

Clos Lucé:

A última morada de Leonardo da Vinci, o castelo de Clos Lucé situa-se a 500 metros do Castelo Real, em Aboise. A visita é super interessante tanto pela parte estrutural, onde o inventor viveu, tanto pela região do jardim que ficam espalhadas muitas das engenhocas arquitetadas e inspiradas pelo gênio da pintura.

 

Château d’Ussé:

Situado ao sudoeste de Paris, o castelo d’Ussé é bastante reconhecido por ter inspirado o autor Charles Perrault a escrever o clássico A Bela Adormecida. Esse passeio até então foi um dos meus favoritos, pois as instalaçãoes são lindas de viver e parecem um sonho!

O castelo é composto por uma parte tradicional, que um dia foi uma fortaleza medieval e tem um outra parte totalmente dedicada ao conto da Bela Adormecida: uma torre que em cada cômodo conta um trecho da história com direito a trilha sonora, verdadeiramente emocionante!


 

Château do Chambord:

Considerado o maior castelo do vale do luar, o Château do Chambord é um espaço extremamente imponente. Seus jardins e cúpulas oferecem vistas e paisagens de tirar o fôlego.

Sua escadaria principal de dupla hélice foi possivelmente projetada por Leonardo da Vinci, na qual as pessoas se enxergam nos vãos livres, porém nunca se encontram umas com as outras. Fascinante!

Na grande maioria dos cômodos do castelo não há mobílias, apenas no primeiro andar. Isso, na minha opinião, faz uma grande diferença, já que me perco ao imaginar como teria sido a vida ali há séculos atrás.

De todos os pontos visitados, o Château do Chambord é o mais próximo de Paris e por isso é também o mais movimentado em termos de turismo.